segunda-feira, 3 de junho de 2019

Diluições de Óleos Essenciais


Para serem aplicados na pele, os óleos essenciais devem ser diluídos num óleo vegetal, como óleo de amêndoas doces, óleo de coco, óleo de girassol, óleo de grainha de uva, etc.
Porquê diluir? Os óleos essenciais são extremamente concentrados, podem provocar sensibilização na pele. Ao adicionarmos um óleo vegetal consegue-se cobrir uma maior área do corpo, pelo que também fica mais económico.
Atenção que existem óleos essenciais fototóxicos, tais como  laranja, limão, tangerina, bergamota e arruda. Estes óleos essenciais podem provocar queimaduras e manchas quando a pele é exposta ao sol.
Pode-se fazer a mistura num roll on e assim fica mais fácil a aplicação. Os pontos de absorção rápida são os pulsos, nuca, centro do peito, planta dos pés e atrás dos joelhos.
Para se ver a quantidade de óleo essencial e óleo vegetal a usar, tem que se analisar a situação em primeiro lugar. Segue abaixo a tabela com as percentagens das diluições. Ao fazer a mistura, devemos sempre começar pela percentagem menor, e ir aumentando caso seja necessário.


Depois, sabendo que 1 ml de óleo essencial corresponde a 20 gotas, conseguimos saber o número de gotas a usar.
Por exemplo para um adulto, num caso de utilização de curta duração, a percentagem é de 3% a 10%, com um roll on onde vou colocar 10 ml de óleo de amêndoas doces, vou começar pelos 3% de óleo essencial.

  • 10 ml x 3% = 0,3 ml

Quer dizer que vou colocar 0,3 ml de óleo essencial.
Como saber quantas gotas é? Por norma, 1 ml de óleo essencial são 20 gotas, então vamos achar o número de gotas para 0,3 ml.

  • 0,3 ml x 20 gotas = 6 gotas
Resumindo, neste roll on, coloco 10 ml de óleo de amêndoas doces e 6 gotas de óleo essencial.
Segue abaixo um quadro com algumas quantidades de gotas, dada a quantidade de óleo vegetal a usar e a percentagem de óleo essencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário